2008-08-19

Produção Artística- Música

Musical


A chegada da família real mudou bastante a dinâmica do cenário musical brasileiro. O gosto pela música fez com que D. João VI instituísse por aqui “uma orgia musical”.
A chegada de D.João ao Brasil mudou bastante a dinâmica do cenário musical do país, em especial no Rio de Janeiro , onde houve uma valorização na profissão do músico e em suas obras, até então praticamente restritas às músicas litúrgicas. Para entender essas mudanças, no entanto, vale a pena fazer um breve histórico da música no Brasil colonial. Na verdade não há muito material disponível sobre os dois primeiros séculos de vida musical por aqui, mas há o suficiente para saber que no Brasil durante o século XVI e XVII a música esteve sempre ligada a igreja e era principalmente utilizada pelos portugueses como instrumento de conversão dos indígenas. Com o passar das décadas, o maior número de músicos foram se concentrando na Bahia e em Olinda, em sua maioria negros ou escravos, afinal, o músico era como outro funcionário qualquer da casa do senhor. O quadro começa a mudar mesmo no século XVIII, pois a mineração em MG gerou um crescimento econômico muito grande, e com ele surgiram artistas como escritores, arquitetos, escultores e músicos.



Postado por Yan Leal Rodrigues

http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowEspeciais!destaque.action?destaque.idEspeciais=544, acessado em 19/08/08, às 17:38.

0 comentários:

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios